close
Portal (Antigo)

Antigo: Alunos cadastrados antes de 2023.1

Portal (Novo)

Novo: Alunos cadastrados depois de 2023.1

Professor

SOBRE NÓS

História

O Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário Brasileiro de Educação (CBM-UniCBE) possui uma trajetória de 80 anos marcada pelos princípios da Renovação e Tradição. Ao longo de sua existência, a instituição tem mantido a tradição na formação de músicos em diversas áreas, como performance, instrumentos, canto, composição, regência, licenciatura, musicoterapia e música e tecnologia. Por outro lado, o CBM-UniCBE sempre buscou a renovação através da criação de novos cursos.

Desde sua fundação por seis músicos sob a direção do maestro Oscar Lorenzo Fernandez, a renovação tem sido uma constante. Na década de 1930, o conservatório criou o 1º Curso de Iniciação Musical, alinhado com as novas abordagens educacionais, visando proporcionar às crianças a vivência musical. Na década de 1940, além de estabelecer o curso de Música Nova em parceria com o compositor Koellreutter, o CBM-UniCBE sentiu a necessidade de levar a música a outras escolas do interior do país e do estado do Rio de Janeiro, antecipando a ideia de ensino à distância que seria impulsionada pela tecnologia no futuro.

Em todas as décadas, o CBM-UniCBE propôs a criação de diversos cursos que atendessem às necessidades do desenvolvimento musical. Isso garantiu aos estudantes de música uma formação acadêmica sólida e o reconhecimento de seus cursos pelo Ministério da Educação (MEC) desde 1944. Ao longo do tempo, foram criadas novas graduações, como Musicoterapia (a primeira no Brasil, em 1972), Licenciatura em Música e os cursos de mestrado em Musicologia, Etnomusicologia e Educação Musical (1983).

A partir do funcionamento do curso de Mestrado, a pesquisa tornou-se uma prática significativa no CBM-UniCBE, que criou o Núcleo de Pesquisa José Maria Neves, a revista Pesquisa & Música e a Editora CBM. Em 2002, o conservatório se tornou um Centro Universitário, após elaborar um projeto nesse sentido. Nessa época, com a chegada da tecnologia, houve a necessidade de expandir os cursos para abranger novas áreas. Um estúdio de gravação foi montado em 2002 para preservar a memória sonora, histórica e musical do CBM-UniCBE, além de oferecer um laboratório para alunos e professores. A década de 2000 também viu a criação do Núcleo de Música Popular Brasileira, em resposta à demanda de jovens que tocavam instrumentos elétricos, como guitarra e contrabaixo, e necessitavam de um estudo mais focado nessas habilidades musicais.

Além dos cursos e programas acadêmicos, o CBM-UniCBE mantém desde 1973 uma Escola de Aplicação no bairro Tijuca, com ênfase na educação fundamental e técnica. Essa escola tem se destacado na formação de grupos instrumentais com crianças e jovens. Desde 1995, a escola também ofere

Missão

Promover, valorizar, divulgar e ampliar o ensino superior em suas múltiplas interfaces, com destaques para: Música, Educação, Tecnologia, Saúde, Música, Práticas Interpretativas e Pós-Graduação. Ampliar os horizontes para ofertar novas modalidades de cursos superiores de outros campos do conhecimento amparado pela legislação educacional brasileira e por sua autonomia como Centro Universitário.

Nossa visão

Constituir-se num centro de criação, produção, reflexão, educação e difusão da música e dos diferentes saberes, sempre buscando alternativas pedagógicas diferenciadas e dedicando-se, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão às tarefas do desenvolvimento integral do cidadão.

Nossos Princípios