Pesquisa em Música

Prof. Leonardo Moraes

12 agosto, 9 setembro, 26 outubro, 18 novembro de 2017

O campo da pesquisa em Música nos últimos anos tem avançado e construído diálogo com os estudos da Antropologia, Ciências Sociais, Filosofia, Ciências Humanas, Psicologia. Educação Musical, Musicoterapia, Etnomusicologia, Musicologia, Composição e Performance são campos da área do conhecimento da Música e possuem especificados, caminhos e percursos para o seu desenvolvimento na ação de uma determinada pesquisa. Objetivamos com esse curso, ampliar o conhecimento no campo da Pesquisa percorrendo caminhos que poderão nos dar embasamento teórico, metodológico e epistemológico. Ao final do curso teremos um Simpósio visando à comunicação das ideias, proposições pesquisas produzidas no decorrer do curso.

1° Simpósio de Pesquisa em Música da Especialização em Educação Musical UNICBE/Fladem Brasil

O simpósio buscará tecer diálogos acerca da pesquisa em Música a partir dos trabalhos, pensamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos visando proporcionar aos indivíduos participantes conhecimento das abordagens nesse campo a partir da apresentação dos trabalhos dos participantes. Serão desenvolvidos debates, reflexões, caminhos e possibilidades para o processo de pesquisa. Nessa esteira o Simpósio contará com a participação de palestrantes e apresentação de trabalhos com o intuito de fortalecer e firmar ideias da pesquisa em Educação Musical.


Encontros sábados: 12 agosto, 9 setembro, 26 outubro, 18 novembro de 2017.

Horário: 9h às 17h                      Carga horária por sábado: 8h

Local: Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário. Av. Graça Aranha, 57/12º. RJ      Metro Cinelândia.

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento por sábado: R$130,00/R$100,00 Associados FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Adriana Rodrigues (21)998043838 poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com

Leonardo Moraes: Licenciado em Música e Especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (UNICBM). Mestre em Música (UFRJ). Coordena a área de Educação Musical no Departamento Nacional do Sesc - Departamento de Educação. É Curador da Mostra Sesc Prismas do Som, que trata de aspectos ligados à acústica e a sonologia pelo Departamento Nacional do Sesc- Projeto Sesc Ciência. É docente no curso de Especialização Latu Sensu em Educação Musical pelo Fladem Brasil/UNICBE. Participa do grupo de pesquisa no Projeto Social Agência do Bem- Música e Desenvolvimento Humano, como integrante. Coordena e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical (GPEM) pelo Fladem Brasil/UNICBM, com projeto de pesquisa intitulado Música, Cultura, Educação pensando a Educação Musical nos/com os espaços de aprendizagem. É representante da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) na cidade do Rio de Janeiro. É Vice-Presidente do Fladem Brasil Seção Nacional do Fórum Latinoamericano de Educação Musical (2015 - 2017).

Parceiros