Oficina Construtiva-Desconstrutiva de Acústica Musical

Prof. Leonardo Fuks, PhD

5 agosto, 2 setembro, 7 outubro de 2017

Construir instrumentos musicais é algo fascinante e amplamente difundido. Combina intuição, engenho, cognição, percepção, habilidades manuais e permite que os participantes ainda criem e executem música com os objetos criados!

Neste curso de três módulos, que totalizam 21 horas, utilizaremos conhecimentos da acústica musical e das tradições construtivas, para produzirmos os nossos próprios instrumentos, que serão explorados individual e coletivamente.

Desconstruiremos inúmeros instrumentos convencionais e alternativos na busca de seus "segredos" e potencialidades, auscultando os seus sons e perscrutando suas relações com nossos comandos e manifestações corporais.

Encontros sábados: 5 agosto, 2 setembro, 7 outubro de 2017.

Horário: 9h às 17h                      Carga horária por sábado: 8h

Local: Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário. Av. Graça Aranha, 57/12º. RJ      Metro Cinelândia.

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento por sábado: R$130,00/R$100,00 Associados FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Adriana Rodrigues (21)998043838 poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com

Leonardo Fuks: Professor da Escola de Música da UFRJ, PhD em Acústica Musical, docente das disciplinas de acústica e biologia aplicadas à música, fisiologia da voz e construção de instrumentos musicais. Músico oboísta e experimental, possui também formação em Engenharia Mecânica, mestrado em Engenharia de Produção e doutorado na Suécia. Tem experiência na análise acústica, projeto e manufatura de instrumentos de sopro, atuando nas seguintes áreas: acústica musical, acústica de salas para aplicações musicais, projeto de exposições educacionais, oficinas educacionais para crianças e adolescentes, direção e curadoria musical, fisiologia da voz, performance musical, música contemporânea, design de bocais e boquilhas de flauta, clarineta, saxofone, fagote e trombone, divulgação científica e pesquisa em voz humana, particularmente em contextos étnicos e de técnicas estendidas.