Introdução à Tecnologia da Música

Prof. Orlando Scarpa Neto

29 julho, 26 agosto, 30 setembro, 4 novembro 2017

O curso destina-se a músicos, professores e pesquisadores do campo da música que buscam aprender técnicas básicas de gravação, edição, mixagem e masterização. Além dos procedimentos técnicos básicos, o curso pretende apresentar ao aluno um pouco da história da música que trabalha com meios tecnológicos. Diversos gêneros dentro da música erudita (musique concrète, elektronische musik, computer music) e dentro da música popular (EDM, funk carioca, pop/rock), são caracterizados por trabalharem diretamente com material pré-gravado ou sintetizado por equipamentos eletrônicos, onde as técnicas de edição e mixagem acabam operando não apenas como um registro de uma apresentação, mas como um instrumento musical em si. Serão propostos aos alunos pequenos exercícios de criação que explorem uma ou outra técnica característica destes gêneros.

Para professores, este elemento criativo pode servir como plataforma para que ele se sinta habilitado a criar pequenas peças que ressaltem o conteúdo específico visto em aula. Para músicos e demais pesquisadores, um mergulho prático no trabalho de criação pode dar uma outra perspectiva dos aspectos técnicos.

Todos os softwares utilizados durante o curso são gratuitos e não é necessária experiência prévia com técnicas de gravação.

Encontros sábados: 29 julho, 26 agosto, 30 setembro, 4 novembro de 2017.

Horário: 9h às 17h                      Carga horária por sábado: 8h

Local: Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário. Av. Graça Aranha, 57/12º. RJ      Metrô Cinelândia.

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento por sábado: R$130,00/R$100,00 Associados FLADEM (fladembrasil.com.br)

Informações: Adriana Rodrigues (21)998043838 poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com

Orlando Scarpa Neto é professor do Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário, onde atua nas disciplinas ligadas a música e tecnologia. Mestre pela UFRJ em Poéticas da Criação Musical, é atualmente doutorando na mesma instituição onde desenvolve uma pesquisa a respeito do uso de sons cotidianos dentro da criação musical eletroacústica. Além de professor e pesquisador, atua também como compositor para trilhas sonoras para teatro, cinema e instalações artísticas.