Núcleo de Pesquisa José Maria Neves

Núcleo de Pesquisa José Maria Neves do Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário

O Núcleo de Pesquisa José Maria Neves foi criado no Conservatório Brasileiro de Música em 2002, por iniciativa da Professora Cecília Conde e do Prof. Dr. José Maria Neves, que foi seu primeiro dirigente. Os grupos que fazem parte do Núcleo têm por objetivo a Pesquisa em Música.

As áreas de pesquisa criadas inicialmente são: Música e Educação, Musicoterapia e Musicologia. As pesquisas têm sido apresentadas em seminários, congressos, simpósios e nos quatro Encontros de Pesquisa do Núcleo de Pesquisa José Maria Neves, de caráter interinstitucional, no Auditório Lorenzo Fernandez do CBM.

Pesquisas realizadas:

Música e Educação

Análise da Avaliação Pedagógica nos cursos de Graduação de Práticas Interpretativas no Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário.

Prof. Coordenadora: Helena Rosa Trope.

Prof. Pesquisadora: Patrícia Peres

Discente Pesquisador; Gisele Gorete Vaz Figueira.

2003-2004

A flauta doce no Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário.

Prof. Ruy Wanderley.

2007-2011

A escola de Zé Menezes: Método avançado de Guitarra Elétrica

Prof. Coordenador Rogério Borda.

Músico Pesquisador: Zé Menezes

Discentes Pesquisadores Bruno Scantamburlo e Pedro Autran

2011-2014

Método publicado pela editora Perse  http://www.perse.com.br/novoprojetoperse/WF2_BookDetails.aspx?filesFolder=N1410268526171

Musicoterapia

As ‘Experiências Musicoterápicas’ nos Cursos de Musicoterapia: Uma Pesquisa Qualitativa-Fenomenológica.

Prof. Coordenadora Lia Rejane Mendes Barcellos

Discentes Pesquisadores: Heloisa Souza e Silva Santos, Nívea Raquel de Carvalho Lima, Abelino S. Carvalhaes, Bianca Panetti de Andrade Fialho.

2000-2002

Aplicação de Técnicas Musicoterápicas na Capacitação de Equipes Multiprofissionais do Cemasi.

Prof. Coordenadora Marly Chagas

Prof. Pesquisador: Ronaldo Milleco

1999-2000

Projeto Encanto – A Música na Humanização Hospitalar

Prof. Coordenadora Marly Chagas

2000-2002

Experiências Musicoterápicas nos Cursos de musicoterapia: uma pesquisa qualitativa-fenomenológica.

Equipe: Prof. Dr. José Maria Neves (orientador)

Prof. Dr. Kenneth Bruscia (consultor - Temple University)

Ms. Mt. Lia Rejane Mendes Barcellos (pesquisadora principal e líder)

Pesquisadora: Mt. Heloisa Souza e Silva Santos

Estudantes: Nívea Raquel de Carvalho Lima; Albelino Silva Carvalhaes; Bianca Panetti de Andrade Fialho.

2000-2002

1. Mecanismos de atuação do musicoterapeuta na prática clínica terapêutica: ações reações e inações.

2. Equipe:Prof. Ms. Adeilton Bairral (Consultor); Profa. Ms.Lia Rejane Mendes Barcellos (pesquisadora principal e líder)Pesquisadores:Mt.Albelino Silva Carvalhaes ;

Estudantes de graduação em musicoterapia: Bianca Panetti de Andrade Fialho; Paulo Henrique Amaral Arbex;  Elisabeth Martins Petersen

2002-2004

O paciente como narrador musical de sua[s] história[s] na musicoterapia interativa.

Pesquisadora: Lia Rejane Mendes Barcellos

2004-2006

A música como metáfora em musicoterapia.

Pesquisadora: Lia Rejane Mendes Barcellos (Tese de doutoramento em Linguagem e Estruturação Musicais. Orientação da Profa. Dra. Carole Gubernikoff – UNIRIO.

2007-2009

Música e Musicoterapia em Medicina

Prof. Coordenadora Lia Rejane Mendes Barcellos

Pós-Graduando  Pesquisador: Gunnar Glauco De Cunto Taets.

2010.

Musicoterapia na Deficiência Mental. Um estudo sobre Avaliações e intervenções com enfoque cognitivo.

Prof. Coordenadora Ana Sheila Tangarife

Discentes Pesquisadores: Marcela Velloso, Glória Goulart, Ana Katharina Fiedles, Marcella Costa, Rafael de Almeida.

2010 – 2012

Musicologia

Raízes da Música Brasileira e Música Brasileira nos períodos Colonial e Imperial.

Prof. Coordenador: José D’Assunção Barros

Discentes Pesquisadores: Sonia Leal, Rosângela Martins, Simei Silveira Morais.

2000-2001

Livro publicado

Nacionalismo Musical Brasileiro no período do final do Romantismo ao início do século XX

Prof. Coordenador: José D’Assunção Barros

Discentes Pesquisadores: Sonia Leal, Rosângela Martins, Rafael Iorio Filho, Simei Silveira Morais, Daniel Sanches.

2002-2003

Nacionalismo Musical Brasileiro nas seis primeiras décadas do século XX

Prof. Coordenador: José D’Assunção Barros

Discentes Pesquisadores: Rafael Mario Iório Filho, Edward Thomas, Josimar Silveira.

2003-2004 cognitivo.

Prof. Coordenadora Ana Sheila Tangarife

2010 – 2012

Livro publicado

Proposta de reestruturação do Núcleo de Pesquisa.

Em reunião no dia 18 de maio de 2015, as professoras Elza Greif e Lia Rejane pensaram em estruturar o Núcleo de Pesquisa propondo as seguintes linhas de pesquisa:

Educação Musical

Musicoterapia

Música e Tecnologia

Práticas interpretativas (Bacharelado erudito e popular)

Os professores a serem convidados para coordenarem cada linha de pesquisa seriam:

Prof. Dra. Mt. Lia Rejane Barcellos – Musicoterapia

Prof. Ms. Rodrigo Marconi - Música e Tecnologia