Produção Cultural

Duração do Curso

O curso tem a duração de 3 anos/6 períodos

Justificativa do curso:

Respondendo a tendência de expansão das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento cultural e social do país, além da crescente necessidade de profissionalização dos gestores de produção cultural e a necessidade premente dentro de seu próprio organismo de trazer profissionais qualificados a gerir e produzir seus próprios projetos, para produção e difusão da arte na cidade, oferecemos o curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural.

Objetivos: Geral e Específicos

Objetivo Geral

O Curso tem como objetivo geral formar produtores culturais, capazes de desenvolver ações que propiciem a produção, distribuição e consumo de bens culturais e artísticos.

Objetivos específicos:

  • oferecer consistente substrato teórico e empírico que oriente o processo de produção das diversas linguagens artísticas e de outros bens culturais, no sentido de desenvolver ações de gerenciamento dos mesmos;
  • habilitar profissionais que valorizem a diversidade cultural como elemento transformador da sociedade, integrando-a à educação
  • capacitar o produtor cultural para o planejamento e a administração de bens e produtos artístico-culturais nos setores público e privado, levando em consideração processos de sustentabilidade da cultura a partir da sua dimensão econômica; e
  • propiciar conhecimentos teórico-práticos em Produção Cultural que o habilite a trabalhar na elaboração e gestão de políticas públicas para a cultura, visando à democratização dos bens artístico-culturais e a sua auto sustentabilidade.

Perfil do Egresso

A base dos conhecimentos construídos no curso, deverá promover um perfil profissional ao produtor cultural em que suas principais habilidades e características sejam as competências descritas a seguir:

  • o sujeito capaz de articular e inter-relacionar teoria e prática;
  • interação social necessária ao desempenho de sua profissão;
  • a capacidade de criar, elaborar, estruturar e gerir projetos e produtos culturais, estabelecendo metas e estratégias para o fomento e a promoção da cultura, nas esferas pública e/ou privada;
  • o planejamento e divulgação de projetos e produtos culturais;
  • a elaboração de projetos de captação de recursos para investimento cultural utilizando as legislações existentes nos âmbitos municipal, estadual e federal;
  • a promoção do diálogo entre as manifestações artísticas e as esferas da administração pública e privada da cultura;
  • a realização de intercâmbios que contemplem e valorizem a diversidade cultural;
  • a atuação consciente e crítica em diferentes espaços, gerindo e administrando atividades culturais, bem como executando projetos da área;
  • a composição de equipes governamentais de gestão cultural em nível municipal, estadual e federal, ajudando na definição de políticas públicas para a cultura;
  • a contribuição nas ações de preservação e revitalização do patrimônio cultural, material e imaterial;
  • desenvolvimento de projetos culturais que valorizem a diversidade sociocultural do país
  • o empreendimento de negócios em sua área de formação;
  • a ética no trabalho e no convívio social, compreendendo os processos de socialização humana em âmbito coletivo e percebendo-se como agente social que intervém na realidade;
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