Zoya Alves Maia possui mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), graduação em Música - Bacharelado pela Universidade Estácio de Sá (1997), graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música (2003). Atualmente é coordenadora dos cursos de graduação do Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário Brasileiro de Educação (CBM-UNICBE). Ocupa o cargo de Professor I na Prefeitura do Rio de Janeiro na Escola Municipal Campo dos Afonsos.
Os instrumentos de cordas têm a sua origem na antiguidade onde paralelamente aos outros instrumentos se desenvolvem e evoluem no contexto da sua história. A denominação que é empregada para definir qualquer instrumento musical em que, cujo som é produzido pela vibração de uma ou mais cordas estendidas entre pontos fixos é cordofone. A família dos cordofones também conhecida pelo nome genérico de instrumentos de cordas, se subdivide em diferentes categorias devido aos vários modos de produzir o som, com métodos de execuções diferentes tais como pinçar, dedilhar, friccionar e percutir. O curso de Bacharelado em Cordas Dedilhadas que se define como instrumentos que possuem um braço com trastes e cravelhas (de metal ou de madeira), onde o músico controla a afinação das notas nas cordas através de ajustes nas cravelhas, foi criado no CBM-CEU, na perspectiva de englobar em um só curso instrumentos típicos que contribuíram e contribuem para desenvolvimento e a formação do que chamamos intimamente de música popular brasileira tanto no contexto rural, sertanejo quanto urbano sendo estes contextos o berço de nascimento e a fonte de desenvolvimento da diversidade da música popular. O Curso de Cordas Dedilhadas perpassa pelos instrumentos: Violão de 6 cordas, Violão de 7 Cordas, Bandolim, Cavaquinho, Viola Caipira, Guitarra Elétrica e Contrabaixo Elétrico. Este curso está estruturado em seis semestres para todos instrumentos e é dividido em duas modalidades distintas sendo que, uma modalidade contempla instrumentos acústicos (Violão Popular, Violão de 7 Cordas, Bandolim, Cavaquinho, Viola Caipira) e a outra contempla instrumentos elétricos (Guitarra Elétrica e Contrabaixo Elétrico) ficando assim dispostos:
O Conservatório Brasileiro de Música em cujo o lema “Tradição e Renovação” é a única instituição privada do estado do Rio de Janeiro que oferece um curso de graduação em Cordas Dedilhadas dentro deste perfil, observando ainda que; o curso de Guitarra Elétrica é o único deste instrumento em graduação oferecido no estado Rio de Janeiro, e que criado por intermédio de um estudo de dissertação de mestrado elaborado pelo professor/mestre Rogério Borda Gomes.
O curso de Cordas Dedilhadas direciona o aluno para a pesquisa, performance individual (solista) e para a música de câmara, trabalho em grupos (bandas) no âmbito de toda diversidade da música popular, formada e constituída pelo povo brasileiro, observando suas riquezas advinda da mistura das suas raças, refletida em suas diversas manifestações artísticas/musicais e que caracterizam seu povo. Nesse sentido, o direcionamento principal, além da leitura musical e da técnica instrumental, é preparar o aluno para construção de arranjos, desenvolvimento da improvisação instrumental e as novas tecnologias que abarcam na música contemporânea, sendo estes aspectos de fundamental importância para o egresso em busca de um mercado, onde a pluralidade de recursos adquiridos certamente irá favorecer a sua inserção no atual mercado. As matérias de cunho teórico do núcleo comum (harmonia, análise musical, etc.) complementam o aprendizado.
Nesta forma de ingresso, o candidato fará as provas estabelecidas, constantes do Edital. Para se inscrever, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio (ou equivalente). A inscrição pode ser feita pela internet (www.cbmmusica.edu.br) ou na sede do CBM-UniCBE. A comprovação de conclusão do ensino médio deverá, obrigatoriamente, ser apresentada no ato da matrícula, juntamente com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinado.
Passagem do vínculo do estudante regular de uma Instituição de Ensino para o CBM-UniCBE, com a finalidade de prosseguimento de estudos no mesmo curso de origem. O interessado deverá acessar o site do CBM-UniCBE (www.cbmmusica.edu.br), em Downloads, Edital, Transferência Externa, e verificar a solicitação da documentação necessária para deferimento da transferência. Aguardar o deferimento, pelo Coordenador do Curso, que ocorrerá após estudo curricular, obedecendo-se ao controle de vagas por curso. No ato da matrícula, o candidato deverá assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
Obs.: O processo de transferência entre IES está sujeito à análise da documentação apresentada, nos termos da legislação e das normas vigentes.
Passagem do vínculo do estudante regular do CBM-UniCBE para outra Instituição de Ensino Superior, com a finalidade de prosseguimento de estudos no mesmo curso de origem. O aluno deverá preencher requerimento na secretaria do CBM-UniCBE, solicitando o histórico e conteúdo programático das disciplinas cursadas.
Ao solicitar a documentação necessária, o aluno deverá trancar sua matrícula automaticamente, para não caracterizar abandono de curso. A solicitação de Transferência Externa para outra IES não exime o aluno da responsabilidade pelo pagamento das mensalidades vencidas até o dia da solicitação.
Passagem do vínculo do estudante regularmente matriculado de um curso para outro dentro do CBM-UniCBE, respeitando o prazo de integralização curricular. O aluno deverá preencher requerimento na secretaria do CBM-UniCBE, solicitando a transferência e análise curricular, sujeita a aprovação da coordenação, podendo ou não o aluno ser submetido a provas de adequação ao novo curso pleiteado.
O Ensino Médio Completo é pré-requisito para o ingresso no curso
4 anos
Consulte os preços na Central de Matrículas pelo telefone (21) 3478-7600.
Avenida Graça Aranha, nº. 57, 12º andar, Castelo, Rio de Janeiro, RJ.
Referência: Metrô - Estação Cinelândia, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, FUNART, Ministério do Trabalho e Vale.
Manhã e Noite
Cópias de:
Observação: O(a) candidato(a) deverá apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da matrícula.