Bacharelado em Canto

BACHARELADO EM MÚSICA / CANTO

O curso tem a duração de 4 anos/8 períodos

O curso de Bacharelado em Canto do Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário foi concebido, buscando atender buscas culturais, sociais, educacionais ou mesmo, saúde vocal. A prática do canto faz parte das diversas sociedades e culturas em todo o mundo e o ato de cantar foi uma das primeiras manifestações artísticas do ser humano. O curso visa a atender às necessidades de embasamento científico, obtendo informações sobre a literatura específica do canto e afins, além do conhecimento de nossa constituição física, onde a boa utilização dos órgãos que envolvem a performance do cantor leva ao melhor resultado artístico, resguardando a saúde do  aparelho fonador.

O curso de canto busca, desde o início em nossa Instituição, ajustar-se  às necessidades da nossa sociedade e da nossa cultura. Grandes nomes contribuíram para estruturação do curso de canto, tais como: o da Professora Amália Conde e o da Professora Antonieta de Souza, integrantes da equipe que, junto com o compositor Oscar Lorenzo Fernandez, em 1936, fundaram o Conservatório Brasileiro de Música. Foram inúmeros os profissionais que integraram o corpo docente do Conservatório, que hoje conta com professores empenhados em trazer aos alunos uma metodologia eficiente, enquadrada nas modernas linhas da técnica vocal, como também, uma visão da performance que atenda às demandas de alunos e sociedade.

Os egressos do curso de Graduação em Canto do CBM-CeU realizam trabalhos como cantores solistas de ópera, integrando coros de teatros, como o do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e do coral da OSESP, dentre outros, integrando coros líricos de instituições não oficiais, como preparadores vocais de coros, ministros de música em suas comunidades religiosas, etc. Seguem também, como pesquisadores do canto em todos os aspectos que envolvem a música de uma forma geral, além de sua formação como cantor.

O curso de Graduação em Canto do CBM-CeU está distribuído em sete semestres letivos e direciona-se a pessoas interessadas no aprofundamento da arte do canto lírico. A inclusão de matérias teóricas, sejam elas de caráter geral ou específico oferecidas pelo curso, possibilita ao aluno a aquisição de um conhecimento abrangente de conteúdos, que lhe permitirá relacionar, de forma significativa, o técnico com o artístico da interpretação musical.

Parceiros