EMPREENDEDORISMO

Objetivo

Este curso foi planejado visando auxiliar os alunos no aprendizado dos conceitos básicos e das práticas do empreendedorismo moderno de uma forma bem simples e objetiva. Por estar calcado num enfoque gerencial, o programa do curso apresenta o conceito e as principais decisões que um empreendedor precisa tomar para tentar adaptar os objetivos e recursos de sua empresa às necessidades e oportunidades do mercado. Através dos conceitos e instrumentos, fornecidos pela disciplina para a análise dos mercados em constante mutação, os participantes também experimentarão a complexa formulação das modernas estratégias de empreender.

Público Alvo e Pré-Requisitos

  • Curso superior completo ou em andamento em qualquer área.
  • Disponibilidade de participar das atividades previstas no curso.

Metodologia

A avaliação do curso, com grau até 10 para cada processo, será composta de:

  1. Presença: mínimo de 75% das aulas (aproximadamente 8 horas/aula de ausência);
  2. Trabalho de grupo.
    • O trabalho de grupo deve constar um PLANO DE NEGÓCIO de um produto ou serviço de uma determinada empresa emergente;
    • Para a elaboração deste trabalho, faz-se necessário seguir as seguintes recomendações:
      • Formação de um grupo de até 4 alunos;
      • Utilização de ÚLTIMA SESSÃO do programa do curso para a apresentação do projeto de trabalho de grupo à turma;
      • Entrega da parte escrita do referido trabalho em data pré-determinada.

Sistema de Avaliação

Serão aplicados no curso os seguintes recursos didáticos:

  1. Aula expositiva;
  2. Discussão em grupo de situações-problema;
  3. Utilização de multimídia;
  4. Apresentação de casos reais de empresas.

Observação: As aulas serão conduzidas de forma interativa, através de um recurso didático denominado action research (pesquisação), isto é, os participantes, junto ao instrutor, buscam os conceitos das coisas pela motivação de estarem vivenciando uma situação em que se encontram envolvidos com a solução.

Bibliografias Básicas

  1. ABRAMS, Rhonda. Planos de Negócios Vencedores: segredos e estratégias para atingir o sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010
  2. DOLABELA, Fernando. O segredo de Luisa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
  3. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 4ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012
  4. BARON, Robert A. & SHANE, Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
  5. BERNARDI, L. A. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2003.
  6. DEGEN, Ronald Jean. O Empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
  7. DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Segunda Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005

Bibliografias Complementares

  • GEM, Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil: Relatório Executivo 2005. Curitiba, 2006.
  • SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Boletim Estatístico de Micro e Pequenas Empresas. Brasília, 1º Semestre/2005.

Sobre o(a) Professor(a)

Celso José de Campos, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) e em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalhou em diversas instituições públicas e privadas, sendo as principais: ESSO, CITIBANK, PROMON, BRADESCO SEGUROS e em sua consultoria “Campos & Campos Consultores Associados Ltda.” Já ministrou cursos de graduação e pós-graduação nas seguintes instituições de ensino: PUC, UFRRJ, UERJ, IBMEC, FGV, UCAM. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Avaliador do INEP/MEC. Tem experiência teórica (com inúmeros estudos e pesquisas publicados) e prática nas áreas de Administração e Engenharia de Produção, com ênfase em Estratégias Competitivas, Processos Organizacionais, Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, atuando principalmente nos temas: Marketing, Negócios, RH e Estruturas Organizacionais e Empreendedorismo. Autor do livro A Organização Inconformista, editado pela FGV.

Matrícula

  1. Período e Horário de Matrícula: até 13 de julho de 2018, das 12h às 18h.
  2. A matrícula deverá ser realizada presencialmente (comparecimento do candidato ou seu representante ao CBM).
  3. Local de Matrícula: Avenida Graça Aranha, nº. 57, 12º andar, Castelo, Rio de Janeiro, RJ. Referência: Metrô - Estação Cinelândia, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, FUNART, Ministério do Trabalho e Vale.
  4. O(a) aluno(a) deverá assinar Termo de Ciência e Declaração de Conteúdo Prévio declarando estar de acordo com as normas estabelecidas pelo Programa dos Cursos de Extensão Universitária. Este instrumento será entregue pela Secretaria de Pós-Graduação e Extensão desta Instituição no ato da Matrícula.

Observação: A taxa de matrícula só será devolvida em caso de cancelamento do curso pelo CBM.

Documentação

  • Carteira de Identidade
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Observação: O(a) candidato(a) deverá apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da matrícula.

Local da Oferta

Avenida Graça Aranha, nº. 57, 12º andar, Castelo, Rio de Janeiro, RJ.

Referência: Metrô - Estação Cinelândia, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, FUNART, Ministério do Trabalho e Vale.

Horário

Sábados, das 9h às 17h30

Cronograma das Aulas

14 e 28 de julho e 11 de agosto de 2018

Investimento

  1. Alunos, ex-alunos formados e professores do CBM: R$200,00 (trezentos reais)
  2. Demais interessados: R$300,00 (quatrocentos reais)

Observação: O curso deverá ser pago em Dinheiro (espécie) no local.

Coordenação

Renildo Salles

pos@cbmmusica.edu.br ou poscbm@gmail.com

Certificado

O(a) aluno(a) que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência (mínimo de 75% de presença), aproveitamento e entrega do trabalho final (caso haja) até a data estipulada, terá direito a certificado.

Considerações Finais

  1. Vagas limitadas.
  2. A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.