O canto como elemento de musicalização

Professora Silvia Sobreira

11 a 13 de janeiro de 2017.

Embora ciente de que existem várias maneiras de se musicalizar, causa-me perplexidade que a utilização do canto nas escolas não venha sendo debatida com mais profundidade. Acredito que o canto continua a ser um excelente meio de educação musical, embora sua utilização inadequada possa trazer comprometimentos para uma formação musical mais completa do indivíduo. Não creio que essa deva ser a única forma de musicalização e que seja justificada apenas pela falta de suporte material para as aulas de Música. Por outro lado, percebo uma situação na qual há insuficiência de discussões e propostas tendo o canto como recurso de musicalização (SOBREIRA, 2013, p.11).

 

O curso está dividido em 3 Seções: 1 O canto escolar; 2 Escolhendo a tonalidade adequada; 3 Você tem medo de que?; Problemas ocorridos pela falta de memória musical do professor; Dúvidas mais frequentes.

 

Horário: Quarta 13h às 17h Quinta e sexta 9h às 17h/Carga horária Pós: 20h

Local: Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário. Av. Graça Aranha, 57/12º. Metro Cinelândia. RJ

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento R$300,00/R$250,00 Associados FLADEM (fladembrasil.com.br)

Descontos para “pacote verão” e pagamentos antecipados. Informações: Noemi Teixeira (021) 98573-6413 (poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)

 

Silvia Sobreira é graduada em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. É Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, especialização que lhe rendeu o livro Desafinação Vocal, editado pela Musimed, em 2003. É Doutora em Educação pela UFRJ (Área de Currículo e Linguagem). Atua como professora do curso de Licenciatura em Música da UNIRIO onde supervisiona os Estágios e ministra as disciplinas Processos de Musicalização e Fundamentos e Técnicas de Pesquisa. De 2011 a 2015, coordenou o projeto PIBID da área de Música no qual atuando em parceria com duas escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. Em 2013 Silvia e os autores Glória Calvente, Mário Assef e Patricia Costa lançam o livro:

SOBREIRA, Silvia. Desafinando a escola. Silvia Sobreira (org.). Brasília: Musimed, 2013.

Entre agosto de 2015 a julho de 2016 teve a oportunidade de fazer seu pós-doutoramento com Graham Welch (Instituto de Educação da University College of London), respeitado especialista no estudo da voz infantil.

Parceiros