Música Corporal

Professor Fernando Barba (Barbatuques)

 

16 a 19 de janeiro de 2017

 

O curso propicia ao participante uma iniciação na linguagem da música corporal. Através do estudo e prática de um vocabulário básico de sons corporais, técnicas, jogos de criação e improvisações, as principais linhas da metodologia Barbatuques de percussão corporal serão abordadas e vivenciadas. Constarão: - Aprendizado de sons corporais básicos: tipos de palmas com suas variações, batidas das mãos no peito e estalos de dedo, percussão das mãos nos lábios e rosto com variações básicas de altura, vácuos, percussão vocal, percussão bucal, texturas sonoras.

  • Exercícios de exploração do andar sonoro.
  • Exercícios básicos de coordenação psicomotora integrando pés, mãos e voz a partir a partir de frases rítmicas utilizando tempo e contratempo sincronizadas ao pulso.
  • Técnicas de peito/estalo/palma e pés/mãos vivenciadas através da prática de ritmos (samba, baião, rock e funk) a partir de subdivisões binárias, ternárias e quaternárias. Variações e combinações destas células rítmicas apresentadas. Estudo da técnica de percussão no rosto e nos lábios a partir das mãos, percussão bucal e vocal.
  • Jogos musicais e corporais que trabalham a atenção, memorização e a comunicação (flechas, ecos) - Prática de improvisações que desenvolvem o senso de criação individual, improvisação e de escuta (refrão-improviso, sequência minimal, contágio livre).
  • Exercícios de regência que desenvolvem a comunicação gestual, a liderança e a percepção musical (maestro).
  • Conversas e explanações sobre aplicações possíveis da metodologia da Música Corporal em diferentes contextos de sala de aula.

 

Horário: 9h às 17h                                               

Carga horária para a Pós: 40h

Local: Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário. Av. Graça Aranha, 57/12º. Metro Cinelândia. RJ.

Coordenação: Adriana Rodrigues

Investimento R$500,00/R$450,00 Associados FLADEM (fladembrasil.com.br)

Descontos para “pacote verão” e/ou pagamentos antecipados. Informações: Noemi Teixeira (021) 98573-6413; Adriana Rodrigues (021) 998043838 (poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)

 

FERNANDO BARBA: Músico e compositor, formado pela UNICAMP, fundador e diretor musical do Grupo Barbatuques, Fernando Barba pesquisa o corpo como instrumento musical desde a sua adolescência. A partir de 1995 começou a ministrar workshops e desenvolveu uma abordagem própria da música corporal, onde aborda timbres, rítmica, dinâmicas, técnica, regência, improvisação e composição coletiva. Com a intensa colaboração do músico e pesquisador Stênio Mendes, Fernando consolidou sua pesquisa e metodologia, hoje já reconhecida mundialmente sendo amplamente utilizada na educação musical. Com o grupo Barbatuques co-produziu os CDS “Corpo do Som” (2002), “O Seguinte é Esse” (2005) e "Tum Pá" (2012) além do DVD “Corpo do Som ao Vivo” (2008) e realizou workshops e shows pelo Brasil, Europa, USA, América do Sul, África e Asia. http://www.barbatuques.com.br

Parceiros