Biblioteca Eugenia de Almeida Cunha

A Biblioteca Eugênia de Almeida Cunha é um espaço de acolhimento a docentes, discentes, funcionários do CBM-CEU e pesquisadores externos a Instituição. 
Pretende-se com ela oferecer, além de um acervo ímpar nas áreas de Música, Musicoterapia e afins, o acesso à informação de maneira eficaz e completa.


O presente manual tem por objetivo mostrar como usar os serviços da Biblioteca Eugênia de Almeida Cunha (EAC), conhecê-la e usufruir dos seus recursos de maneira adequada, servindo de instrumento prático de orientação e acolhimento ao frequentador deste espaço.

A BIBLIOTECA

A Biblioteca EAC está registrada no Instituto Nacional do Livro sob o Nº 21414 desde 16 de janeiro 1981. Trata-se de uma Biblioteca especializada em música, e de nível universitário, está localizada no Espaço Cultural Amália Conde, que fica no 12º andar do Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário desde 1994.

É coordenada pela Bibliotecária Alessandra de Souza Almeida (CRB-7 nº. 5524).
A Biblioteca tem como finalidade proporcionar o acesso, a recuperação e a transferência da informação atualizada ao corpo docente, discente, pesquisadores, funcionários e usuários externos, bem como os materiais e informações bibliográficas relativas a disciplinas que compõem os cursos oferecidos pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CEU). Aos usuários externos, só serão permitida a consulta local e a reprodução de documentos, respeitando-se a Lei dos Direitos Autorais n. 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

O horário de atendimento aos usuários é de: segunda a sexta-feira das 8:30h às 21:00h.

O ACERVO

A Biblioteca possui um acervo de aproximadamente 27.000 volumes. As obras destinadas ao empréstimo encontram-se no “Acervo Circulante” formado por livros, obras de referência, dissertações e teses. Na “Obras Especiais” estão algumas obras raras e valiosas e o Acervo pessoal de Lorenzo Fernandez. O acesso e a consulta a esse acervo são restritos. A coleção de periódicos é formada por títulos nacionais e estrangeiros disponíveis para a consulta.


ACERVO GERAL: Especializado em Música, Educação Musical e Musicoterapia. 
Fazendo parte dele também diversas áreas do conhecimento como: Filosofia, Psicologia, Teatro, Artes, Educação, Cultura Popular, Biografias.
Composto por livros, periódicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e 
teses.


OBRAS ESPECIAIS: O acervo especial reúne livros, partituras consideradas material históricos ou obras esgotadas. Além de toda a obra de Lorenzo Fernandes ACERVO DE REFERÊNCIA: Dicionários gerais e especializados, Enciclopédias.
ACERVO DE PARTITURAS: O acervo de partituras é composto por Músicas Eruditas e Contemporâneas, MPB, Cultura Popular Brasileira, Coro, Instrumentos, Orquestra.
ACERVO DE MULTIMÍDIA: composto por CD, CD-R, DVD, VHS, DISCO DE VINIL A biblioteca oferece o sistema de livre acesso às estantes. O material consultado não deve retornar para a estante devendo permanecer sobre as mesas.


SERVIÇOS PRESTADOS

 
A biblioteca oferece os seguintes serviços:
Atendimento ao usuário;
Auxílio em levantamento bibliográfico;
Cadastro de sugestões de aquisição, 
Empréstimo local, domiciliar, reprodução e especial;
Treinamento de usuários sobre o uso da biblioteca e das bases de 
dados locais; 
Apoio à elaboração de trabalhos acadêmicos;
Publicação periódica de novas aquisições;
Acesso a Internet;

Parceiros